quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Brasil precisa de você na RIO +20!!!



A Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20 , marcada para de 4 a 6 de junho de 2012, já vem provocando repercusão 

Marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro, a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável já vem provocando encontros de especialistas, ONGs e representantes da sociedade, desde o ano passado. De forma geral, espera-se que as decisões tomadas por lá sejam mais que um balanço dos últimos 20 anos que a separam da Rio 92, marco na história socioambiental mundial que resultou numa série de documentos importantes, como a Agenda 21, e também nas Convenções sobre Clima e Diversidade Biológica.

O objetivo da Conferência é o de garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso alcançado e as lacunas ainda existentes na implementação dos resultados das cimeiras importantes sobre o desenvolvimento sustentável e enfrentar os desafios novos e emergentes.
A Conferência incidirá sobre dois temas: (a) uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável  e a erradicação da pobreza, e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Duas décadas se passaram, desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecidos por Cúpula da Terra e ECO ou Rio 92 considerados a mais importante conferência ambiental mundial até hoje. Mesmo depois de tanto tempo, o que se constata é que há muito a fazer na agenda socioambiental mundial, proposta durante o encontro. Com o objetivo inicial de se fazer um balanço de realizações e desafios, neste período, o Brasil sediará novamente o encontro organizado pela ONU - Organização das Nações Unidas, marcado para 4 a 6 de junho de 2012 (a edição de 92 teve 15 dias). Será a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável.

20 anos depois da ECO 92 Rio de Janeiro volta a sediar um importante evento mundial que ira discutir os problemas socioambientais do mundo em que vivemos, não podemos impedir o desenvolvimento, mas devemos torná-lo sustentável aumentando e melhorando as condições de vida de toda a população do planeta.

Torna-se fundamental a participação dos nossos jovens, pois, este é um momento para expressar todos os anseios e ter uma participação mais ativa da juventude brasileira junto aos eventos preparatórios que estão ocorrendo e em todas as redes sociais onde acontecem algumas discussões e publicações de noticias sobre todos os eventos relacionados ao RIO +20.


fonte Observatório Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes


Nenhum comentário:

Postar um comentário