segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia Mundial do Refugiado


Países em desenvolvimento abrigam 80% dos refugiados


No mundo todo existem 43,7 milhões de refugiados, número equivalente a população de países como Colômbia e Coreia do Sul. Os dados são referentes ao ano passado e fazem parte de um relatório do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), divulgado na véspera do Dia Mundial do Refugiado (20 de junho).

A Convenção de 1951 determina que refugiado é a pessoa que se encontra fora de seu país por temer ser perseguida por ?motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas?. Outras causas foram incluídas posteriormente: guerras, violações dos direitos humanos e desastres naturais.

No Brasil, existem 4.401 refugiados de 77 nacionalidades. Em sua maioria, eles são angolanos (38,37%), colombianos (14,27%), congoleses (10,31%), liberianos (5,87%) e iraquianos (4,61%).

Atualmente, o caso mais polêmico envolvendo um refugiado no Brasil é o do italiano Cesare Battisti. Ele é considerado um terrorista foragido da Justiça italiana pelo envolvimento em quatro homicídios ocorridos nos anos 1970.





Nenhum comentário:

Postar um comentário