segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TEATRO É CULTURA!!!!

Olá jovens e internautas , o blog Notícias Leonardo Costa
Faz sua primeira entrevista, o tema é teatro, entrevistamos
Igor Rozza, estudante de teatro da Universidade Federal de Alagoas.

Olá  Igor, o teatro é cultura, e tem o poder de transmitir mensagens,ao seu público, como o teatro ajuda debater temas
do nosso cotidiano ?
  
Um certo autor disse: "No teatro descobri que existem duas realidades, mas a do palco é muito mais real!",´e é com esta frase em mente que tento levar aos palcos da vida (improviso, ruas, praças, espaços alternativos) a realidade de minha própria vida! Isto mesmo! Pois o ator/ atriz tem que reconhecer que sua vida está no palco e não a vida de um personagem. Se é nossa vida que está nos palcos é muito mais fácil falar dos problemas cotidianos. Porque muitas das vezes, nós mesmos somos estes problemas!



 O teatro como o cinema, não tem em todas as cidades. A falta
de espaços culturais é constante, como você analisa essa situação?

 Vejo este problema como estritamente cultural (ou como a falta dela). Nossos políticos não estão interessados em formar pessoas críticas, pessoas que entendam seus problemas e saibam quais são seus deveres! É muito mais fácil enganar tais pessoas com bandas de forró (que não são de forró, pois o verdadeiro forró há muito vem morrendo) do que construir um espaço de teatro e não ter onde esconder a verba excedente. Quase não temos editais que privilegiem grupos de teatro (amadores ou profissionais). Podemos tirar por exemplo nossa própria cidade! Existe apenas um grupo de teatro com quatro anos de estrada, que vem estudando e que, querendo ou não, acaba levando pra fora o nome de nosso município. E o que o poder público faz? (...) Também não sei! Se você for perguntar ao poder público que grupo é esse e quem são seus integrantes, eles não saberaão responder. O que nos falta, portanto, é cultura! Cultura para nos fazer entender que precisamos muito mais das artes do que um balançado de bunda ou saber se "mamãe tá dodói".
  
Igor Rozza, para encerrar nossa entrevista, você tem um grupo teatral, mesmo sua cidade não tendo espaço cultural, qual a mensagens que seu grupo tem levado nas apresentações ao
seu público ? 


O grupo "Teatro Camboio de Doido" tem como foco de estudo o ser humano e seus problemas: mentais e sociais. Levamos ao público um teatro de qualidade. Estudamos as pessoas e passamos a verdade por trás de tantas mentira que a sociedade nos impõe. Trabalhamos também com a mensagem de que todos podem fazer teatro, desde que saibam que a realidade do palco é muito mais real que a da vida! E não representamos em nada que fazemos: quando estamos no "Camboio" somos nós mesmos, apenas estamos com uma roupa diferente!




Agradecemos  á Igor Rozza, por nos ceder essa entrevista.
Reportagem Leonardo Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário